São Paulo, domingo, 19 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Viagem aérea pode causar trombose

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Os vôos de longa duração aumentam o risco de trombose em alguns tipos de passageiros.
Nas viagens aéreas, segundo estudo publicado no último número da revista "The Lancet", a baixa pressão da cabine pode contribuir para o desenvolvimento de trombose nas veias profundas de pessoas susceptíveis.
O professor Frits R. Rosendaal e colaboradores da Universidade de Leiden e do Centro Médico Acadêmico de Amsterdã, Holanda, examinaram o sangue de 71 voluntários sadios (15 homens e 56 mulheres) antes, durante e após uma viagem de oito horas.
Eles testaram os marcadores de ativação da coagulação do sangue dos passageiros e realizaram o mesmo procedimento nos mesmos voluntários após uma sessão de oito horas de filmes e também no ritmo circadiano (as variações biológicas nas 24 h do dia). Assim, analisaram os efeitos da imobilidade no sangue durante o vôo, na sua ausência e na vida diária.
A conclusão foi que os fatores de ativação da coagulação que podem promover a trombose ocorrem após oito horas de uma viagem aérea (mais evidente em mulheres em uso de pílula anticoncepcional), indicando um mecanismo adicional à imobilidade dos passageiros nas viagens.

Saúde Pública
O professor Chester Luiz Galvão César assume no dia 23 a direção da Faculdade de Saúde Pública da USP. A cerimônia será realizada às 17h no anfiteatro da faculdade.
Editor-adjunto da Revista Brasileira de Epidemiologia, Galvão César desenvolveu nas décadas de 80 e 90 trabalhos de consultoria para a Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde no Chile, Colômbia, Índia e Moçambique.

Vacinação
A Organização Mundial da Saúde lançou a edição revisada de "Vacinação Prática", em inglês e francês, destinada ao pessoal dos centros de saúde que oferecem o serviço de vacinação para crianças e mulheres. Consta de oito módulos que abarcam desde a seguridade das injeções até as formas de obter o apoio da comunidade em benefício da vacinação, além de explicações sobre as próprias vacinas a serem aplicadas.
A publicação pode ser obtida pelo e-mail bookorders@who.int. Outras publicações da entidade estão disponíveis no site www.who.int/bookorders.


Texto Anterior: Perguntas e respostas
Próximo Texto: +Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.