São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALE DO RIBEIRA

Petar suspende cobrança de ingresso de visitantes na Páscoa

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente decidiu suspender a cobrança de ingressos no parque Petar, que teve suas cavernas fechadas à visitação por determinação do Ibama (instituto ambiental federal) há cerca de um mês.
O objetivo é estimular os turistas a irem ao parque no feriado da Páscoa mesmo com o fechamento das cavernas -há trilhas na mata atlântica e cachoeiras no local. Fora do parque é possível ainda fazer passeios de bóia-cross nos rios e rapel.
O ingresso do Petar custa R$ 3. Cerca de 250 monitores estão praticamente sem trabalho com a interdição das grutas e pelo menos 30 pousadas da região, no Vale do Ribeira, estão vazias.
"A Fundação Florestal, responsável pela manutenção dos parques estaduais, vem tentando a revogação da proibição, uma vez que a principal atividade econômica da população foi bruscamente interrompida", diz nota da secretaria.
Além do Petar, os parques Jacupiranga (onde fica a caverna do Diabo) e Intervales, ambos no Vale do Ribeira, foram afetados com o fechamento das cavernas. Mas o município mais atingido é Iporanga -na área do Petar.
As grutas foram fechadas porque não têm plano de manejo (estudo sobre riscos de degradação ambiental e segurança dos turistas).


Texto Anterior: Segurnaça: Polícia prende acusado de pedofilia no Rio de Janeiro
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.