São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVENTURA
Família dá volta ao mundo em barco
Schürmann chegam ao estreito de Magalhães

da Reportagem Local

Quatro meses após deixar o Brasil, a família Schürmann aportou seu veleiro em Punta Arenas, no Chile, iniciando a travessia do estreito de Magalhães.
A família Schürmann está reeditando a viagem feita entre 1519 e 1522 pelo navegador português Fernão de Magalhães, primeira pessoa a completar a circunavegação da terra. A viagem deve se encerrar em 22 de abril do ano 2000, quando o veleiro deve ancorar em Porto Seguro (BA), participando da comemoração oficial dos 500 anos de descobrimento.
Ontem, os Schürmann participaram de uma videoconferência, transmitida ao vivo de Punta Arenas e São Paulo. Vilfredo Schürmann, o capitão do barco, afirmou que a família encontrou muitas dificuldades nessa etapa, enfrentando ventos de até 111 km/h, fortes chuvas e tempestades de neve. "A entrada do estreito requer cuidado, pois tem apenas 17 milhas (30,6 km) de largura", disse.
Além de Vilfredo, viajam sua mulher, Heloísa, seus filhos David e Katherine e o oceanógrafo Luciano Candisani, da USP. (OC)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.