São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA
Vítimas eram seguradoras de veículos
PMs são acusados de dar golpe em seguro

da Agência Folha, em Curitiba

Quatro policiais militares de Maringá (432 km de Curitiba/PR) foram apresentados ontem ao comando geral da PM, em Curitiba. Eles são acusados de integrar uma quadrilha que aplicava golpes contra seguradoras de veículos.
O sargento Paulo Lucas de Lima e os soldados Carlos Osmar Alves, Adelino de Moraes e José Berto da Silva Filho levavam carros falsamente roubados para o Paraguai e os vendiam por preços abaixo do mercado.
Quando os proprietários dos carros -que também participavam do golpe- recebiam o dinheiro do seguro, o montante era divido entre os integrantes da quadrilha. Para cada carro levado ao Paraguai, os integrantes recebiam R$ 300. O salário de um soldado da PM do Paraná é de aproximadamente R$ 800.
O agente penitenciário Edmir Cardoso, da penitenciária de Londrina, foi preso ontem, acusado de também fazer parte do grupo.
O comandante do 4º Batalhão da PM, coronel Alberto Augusto da Silva, 49, disse que os quatro policiais estavam sendo investigados pelo serviço de inteligência da PM havia seis meses.
"Desconfiamos quando eles começaram a aparecer com carros novos pela cidade", afirmou o coronel. Ele acredita que pelo menos 30 carros tenham sido vendidos no Paraguai pela quadrilha nos últimos seis meses.
Para o coronel, existe uma conexão da quadrilha com Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraguai. O elo da operação em Maringá era, segundo ele, o soldado Carlos Osmar Alves. "Ele fazia todos os contatos." Outros integrantes ainda não foram identificados.
O comandante disse que não descarta a hipótese de haver mais policiais militares participando de operações semelhantes. O efetivo do 4º Batalhão é de 680 homens.
Os quatro envolvidos deverão responder a inquérito na Justiça comum por roubo de carro e formação de quadrilha. A PM abrirá processo administrativo para expulsar os policiais da corporação.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.