São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internauta brasileiro é procurado por ameaçar Clinton pela Internet

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA

O departamento de Telemática da Polícia Civil de São Paulo está investigando a participação de um internauta brasileiro no envio de uma mensagem eletrônica para o site da Casa Branca (sede do governo dos EUA, em Washington) com ameaça de morte ao presidente Bill Clinton.
Até agora, sabe-se que o autor do e-mail é assinante do provedor de acesso à Internet Adaptanet, de Bauru (345 km de SP).
Segundo a Agência Folha apurou, a mensagem eletrônica foi enviada no início de abril. Um dos setores do FBI (a polícia federal dos EUA) já teria pedido a policiais paulistas dados sobre o autor da intimidação a Clinton.
O delegado responsável pelo caso, Mauro Marcelo de Lima e Silva, do Setor de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Civil, se recusou a fornecer informações sobre o caso. "Hoje, a divulgação desse fato poderá prejudicar as investigações e o contato entre as autoridades brasileiras e norte-americanas."
O proprietário do Adaptanet, Eduardo Yoshimi Isuzuki, já recebeu um comunicado da Polícia Civil solicitando a identidade do acusado. Antes de encaminhar os dados à polícia, ele irá aguardar um relatório do departamento jurídico do provedor, com os trâmites legais para a divulgação dos dados do internauta.
Sobre o conteúdo da mensagem, o proprietário do provedor de acesso disse que ainda não tem detalhes. "Tenho certeza de que tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto. Mas ele (o internauta) vai ter de arcar com todas as consequências."
Caso o autor do e-mail seja identificado, poderá ser proibido de pisar em solo norte-americano. No Brasil, não há lei para os novos crimes cometidos na rede mundial de computadores.


Texto Anterior: Endereço tinha raps com apologia ao crime
Próximo Texto: Rio: PMs envolvidos em ação no Cantagalo não vão retornar ao policiamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.