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CRISE DE ENERGIA
Contra determinação de FHC, empresas querem manter painéis luminosos ligados das 18h às 24h
Anúncios iluminariam 628 jogos de futebol
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
A energia consumida mensalmente pelos cerca de 5.500 anúncios luminosos da região metropolitana de São Paulo seria suficiente para a realização de 628
partidas noturnas de futebol no
estádio do Morumbi. A manutenção desses painéis de publicidade
também representa quase 20% da
iluminação gasta em todos os prédios da Prefeitura de São Paulo,
incluindo escolas e hospitais.
A proposta do Sepex (Sindicato
das Empresas de Publicidade Externa), lançada antes das medidas
governamentais de racionamento, é que as luzes desse tipo de
propaganda sejam mantidas apenas das 18h às 24h. Durante a madrugada, ficariam desligadas.
"Pelo menos até a semana que
vem, a nossa orientação continua
a mesma", afirma Rubens Damato, presidente da entidade.
Ele diz que a maioria das empresas não está seguindo a determinação do sindicato porque ainda precisa adquirir um aparelho
para desligar a iluminação automaticamente. Mas os paulistanos
já podem se deparar com parte
dos anúncios apagada. "Alguns
anunciantes estão pedindo para
desligar. Não querem passar a impressão de que não estão colaborando com a crise de energia. Há
um prejuízo imediato do setor."
O setor se diz confuso em relação às medidas de racionamento
anunciadas nesta semana. Pelas
normas do presidente Fernando
Henrique Cardoso, a iluminação
dos painéis de propaganda deveria ser totalmente suspensa pelas
concessionárias de energia. Já as
da prefeita Marta Suplicy estabelecem que as luzes podem ser
mantidas até as 20h.
"Há um conflito. Nem sabemos
a quem seguir. Não é possível que
um setor tenha que cortar 100%
das suas atividades. Já estamos
colaborando com uma parte",
afirma Damato.
Seguida a sugestão do Sepex,
que tem 67 empresas filiadas, a
economia seria de 50%. O consumo dos anúncios luminosos é de
2,2 milhões de kWh por mês.
Uma partida de futebol no Morumbi precisa de 3.500 kWh.
As empresas de publicidade dizem que haverá um impacto social drástico na região metropolitana se as decisões anunciadas pelos governos municipal e federal
tiverem que ser cumpridas. "Pelo
menos 15 mil empregos seriam
cortados", diz Damato.
O setor, incluindo todos os tipos
de outdoors, emprega 45 mil pessoas direta e indiretamente. Os
painéis luminosos representam
5% da quantidade de propaganda
externa na Grande São Paulo.
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