São Paulo, sábado, 19 de maio de 2001

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CRISE DE ENERGIA

Contra determinação de FHC, empresas querem manter painéis luminosos ligados das 18h às 24h

Anúncios iluminariam 628 jogos de futebol

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A energia consumida mensalmente pelos cerca de 5.500 anúncios luminosos da região metropolitana de São Paulo seria suficiente para a realização de 628 partidas noturnas de futebol no estádio do Morumbi. A manutenção desses painéis de publicidade também representa quase 20% da iluminação gasta em todos os prédios da Prefeitura de São Paulo, incluindo escolas e hospitais.
A proposta do Sepex (Sindicato das Empresas de Publicidade Externa), lançada antes das medidas governamentais de racionamento, é que as luzes desse tipo de propaganda sejam mantidas apenas das 18h às 24h. Durante a madrugada, ficariam desligadas. "Pelo menos até a semana que vem, a nossa orientação continua a mesma", afirma Rubens Damato, presidente da entidade.
Ele diz que a maioria das empresas não está seguindo a determinação do sindicato porque ainda precisa adquirir um aparelho para desligar a iluminação automaticamente. Mas os paulistanos já podem se deparar com parte dos anúncios apagada. "Alguns anunciantes estão pedindo para desligar. Não querem passar a impressão de que não estão colaborando com a crise de energia. Há um prejuízo imediato do setor."
O setor se diz confuso em relação às medidas de racionamento anunciadas nesta semana. Pelas normas do presidente Fernando Henrique Cardoso, a iluminação dos painéis de propaganda deveria ser totalmente suspensa pelas concessionárias de energia. Já as da prefeita Marta Suplicy estabelecem que as luzes podem ser mantidas até as 20h.
"Há um conflito. Nem sabemos a quem seguir. Não é possível que um setor tenha que cortar 100% das suas atividades. Já estamos colaborando com uma parte", afirma Damato.
Seguida a sugestão do Sepex, que tem 67 empresas filiadas, a economia seria de 50%. O consumo dos anúncios luminosos é de 2,2 milhões de kWh por mês. Uma partida de futebol no Morumbi precisa de 3.500 kWh.
As empresas de publicidade dizem que haverá um impacto social drástico na região metropolitana se as decisões anunciadas pelos governos municipal e federal tiverem que ser cumpridas. "Pelo menos 15 mil empregos seriam cortados", diz Damato.
O setor, incluindo todos os tipos de outdoors, emprega 45 mil pessoas direta e indiretamente. Os painéis luminosos representam 5% da quantidade de propaganda externa na Grande São Paulo.


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