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Entidades consideram medida "tímida"
DA REPORTAGEM LOCAL
Para ativistas e representantes
estudantis, o projeto de inclusão
da USP é insuficiente. De acordo
com eles, a proposta ignora critérios étnicos e raciais e o bônus de
3% aos estudantes que cursaram
o ensino médio em escola pública
é uma medida muito "tímida".
Para Frei David, diretor-executivo da Educafro (ONG que pede
a inclusão de afrodescendentes
nas instituições de ensino), a ação
da USP deveria ser mais incisiva.
"O projeto deveria levar em conta
também o fator racial. A USP não
pode estar em dessintonia com a
sociedade. O Brasil todo está revendo a posição do negro", disse.
"Um dos problemas que apontamos é que o documento não dá
nenhuma importância para a
questão étnica. Não é nenhum segredo que os índios e os negros estão fora da universidade, injustiça
que se agrava nos cursos mais
concorridos e que merece propostas específicas", afirmou o Diretório Central dos Estudantes da
USP por meio de nota.
Na Unicamp, o programa de
ação afirmativa confere pontos no
vestibular para estudantes afrodescendentes ou indígenas que
tenham cursado o ensino médio
em escola pública.
Para o coordenador-executivo
da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), Leandro Tessler, a componente étnica
é importante no processo de seleção. "Defendi essa posição na
Unicamp e o Conselho Universitário achou importante considerar a diversidade na instituição",
afirmou.
Além do pacote de medidas para o ingresso, o programa da USP
trata da permanência do estudante na universidade e sugere medidas como a criação de um fundo
de bolsas e ampliação dos auxílios
de moradia e trabalho.
O programa menciona ainda
outras ações, como o aumento da
oferta de vagas de cursos noturnos, para que o estudante possa
trabalhar durante o dia e o apoio a
cursinhos comunitários. Também se estuda a possibilidade de
parcerias com escolas públicas,
onde os estudantes da USP farão
estágios, recebendo bolsas ou
acumulando créditos.
Para os docentes da rede pública, o programa pretende oferecer
vagas em todas as disciplinas da
graduação.
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