São Paulo, Quarta-feira, 19 de Maio de 1999
Próximo Texto | Índice

Dramaturgo Dias Gomes morre em acidente de carro

da Reportagem Local

Um acidente de carro às 2h30 de ontem em São Paulo matou o dramaturgo Dias Gomes, aos 76 anos. O autor de novelas e escritor baiano, que morava no Rio, estava na cidade com a mulher, Maria Bernadete, 36, para assistir à ópera "Madama Butterfly", em cartaz no tetro Alfa Real.
Dias Gomes estava no banco de trás de um táxi com Bernadete quando o motorista, em manobra imprudente, fez uma conversão proibida e foi atingido por um ônibus que vinha na mesma direção.
O dramaturgo, que estava sem cinto de segurança, foi projetado para fora do Fiat Uno de quatro portas, bateu a cabeça na mureta que separa as pistas para ônibus e automóveis comuns na avenida Nove de Julho (região sudoeste) e morreu na hora.
Dias Gomes e Bernadete voltavam de um jantar no restaurante Famiglia Mancini (região central) após a pré-estréia da peça, dirigida pela atriz Carla Camurati.
Gomes é autor da peça "O Pagador de Promessas" (1959), cuja adaptação para o cinema dirigida por Anselmo Duarte ganhou o festival de Cannes em 62.
Escreveu ainda as telenovelas "O Bem-Amado" (1973), a primeira em cores da TV brasileira, "Saramandaia" (1976) e "Roque Santeiro" (1985). Foi casado por 33 anos com a teledramaturga Janete Clair, morta em 1983, com quem teve cinco filhos. Era membro da Academia Brasileira de Letras.
Com um ferimento nos lábios corrigido por cirurgia plástica ainda ontem e sob suspeita de lesão na coluna cervical, Bernadete continuava internada até a noite de ontem para exames no pronto-socorro do Hospital das Clínicas.

Taxista há dois meses
O taxista Ozias Patrício da Silva, 29, que dirigia o carro, sofreu ferimento na cabeça e recebeu alta ontem de manhã. Foi indiciado sob a acusação de homicídio culposo.
Em seu depoimento à polícia, Silva disse estar trabalhando como taxista apenas há dois meses e que só teria feito a manobra imprudente por insistência de Dias Gomes.
Seu advogado, Luiz Augusto, pretende utilizar a argumentação para atenuar a acusação contra Silva, que, se condenado, pode pegar entre dois e quatro anos de prisão.
Segundo o pastor Rubens de Matos Antonio, da igreja Comunidade Evangélica Cristo Centro, que Silva frequenta, Dias Gomes teria pedido para virar no sentido proibido quando o táxi passou da entrada para o flat na alameda Lorena onde o casal estava hospedado.

Imprudência
A delegada Nair Silva de Andrade, titular da 78ª DP, disse que o motorista parecia arrependido, mas que a versão de haver feito a conversão proibida a pedido de Dias Gomes não justifica o erro.
"Ele foi imprudente, não seguiu as leis de trânsito, está sendo indiciado sob a acusação de homicídio culposo e pode ser também por lesão corporal, se a família de Dias Gomes quiser", declarou.

Velório
O corpo de Dias Gomes foi trasladado ao Rio de Janeiro, para ser velado no mausoléu da Academia Brasileira de Letras.
O enterro será hoje às 11h no Cemitério São João Batista. Alfredo de Freitas Dias Gomes deixa cinco filhos -Alfredo, Denise e Guilherme, com Janete, e Maíra e Luana, com a segunda mulher, a atriz Maria Bernadete.


Próximo Texto: Retorno levaria três minutos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.