São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

15% das vítimas de toxoplasmose em cidade do PR têm lesões oculares

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Lesões oculares graves atingiram 15% dos 450 casos confirmados de toxoplasmose no município de Santa Isabel do Ivaí (PR). Dos 50 casos mais graves que estão sendo acompanhados pela Escola Paulista de Medicina, um bebê de 60 dias corre risco de morte.
Dos 60 dias de vida de G.G.M., 50 deles foram internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Universitário de Londrina. Com graves danos neurológico e ocular, o bebê é o caso mais grave entre os infectados pela doença. Outros cinco bebês também estão internados no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Londrina.
O surto epidêmico da doença na cidade teve seu ponto máximo no fim de 2001 e foi causado pela contaminação do reservatório de água que abastece o município.
A toxoplasmose é provocada pelo protozoário toxoplasma e seu principal hospedeiro é o gato, animal que teria provocado a contaminação no reservatório.
No dia 12 a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) liberou a primeira parcela de recursos para a construção de outro reservatório.



Texto Anterior: Multimídia: Brasil é criticado em revista americana
Próximo Texto: Universidade: Funcionários da USP encerram a greve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.