São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
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TRÂNSITO
Cálculo da CET só leva em conta 5 manifestações da categoria
Protesto de ônibus traz prejuízo de R$ 447 mil

GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

Os protestos dos motoristas e cobradores de São Paulo causaram um prejuízo de pelo menos R$ 447 mil à cidade neste ano, segundo levantamento feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O estudo levou em conta apenas cinco dos dez protestos feitos pela categoria em 99, a maioria originada por reivindicações trabalhistas ou casos de violência contra motoristas e cobradores no sistema. A CET analisou apenas os casos que tiveram maior duração e abrangência.
A Secretaria Municipal dos Transportes determinou que o levantamento dos prejuízos seja encaminhado ao Ministério Público, que poderá abrir processo contra o sindicato para que a categoria seja obrigada a ressarcir os danos causados.
O levantamento não leva em conta os prejuízos acumulados pelo próprio sistema de ônibus, que vai gerar outra ação por perda de receita. O valor ainda não foi calculado pela SPTrans (São Paulo Transporte).
Os motoristas e cobradores de ônibus lideraram até agora o ranking das manifestações feitas neste ano. Em seguida, estão o movimento sem-terra, com quatro protestos, e os estudantes, com três.
Os prejuízos são calculados com base nos desperdícios provocados pelos congestionamentos: perda de combustível (cada carro gasta por hora adicional dois litros de gasolina) e o custo social (tempo que as pessoas perdem de trabalho).
Ao todo, a CET calculou os prejuízos de 23 protestos realizados em São Paulo neste ano. Eles somam um desperdício de R$ 3,1 milhões e afetaram 360 mil pessoas.
Dois decretos regulamentam os protestos na cidade. Um deles proíbe a realização de protestos na avenida Paulista. O outro obriga os manifestantes a comunicar a CET sobre o local e o roteiro do protesto com 48 de antecedência. Os manifestantes não podem bloquear o trânsito em nenhum dos casos.
Quando os decretos são desrespeitados, a CET encaminha para o Ministério Público um relatório com os dados dos prejuízos causados pelos protestos.

Vias saturadas
"O problema é que, com as vias da cidade saturadas, qualquer interferência acaba travando todo o sistema", disse o coordenador da Central de Operações da CET, Celso Buendia.
"Para piorar, quase todos os protestos acontecem sem aviso e em vias movimentadas, justamente para chamar a atenção. Sem entrar no mérito da democracia, a cidade realmente não comporta isso", afirmou Buendia.


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