São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

METEOROLOGIA
Fenômeno poderá causar perda de plantações de café
"La Niña" deixa inverno mais frio este ano, alerta o Inmet

da Sucursal de Brasília

O inverno deste ano será "atípico" (mais frio do que a média), conforme alerta divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A causa, segundo o instituto, é o fenômeno "La Niña", que se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico equatorial.
Segundo o chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz, o frio intenso pode provocar a perda de cafezais de São Paulo, do sul de Minas e do norte do Paraná.
Segundo ele, os produtores devem ficar de sobreaviso porque pode haver geadas, que podem ser previstas com cinco dias de antecedência. Nesse caso, devem tomar providências, como fazer fumaça para evitar a perda de plantações.
O inverno começa oficialmente na próxima segunda-feira, dia 21, e termina em 23 de setembro.
A influência do "La Niña", segundo Diniz, deverá prevalecer por todo o segundo semestre.
Atualmente, por causa desse fenômeno, as chuvas têm sido mais intensas na região Norte, provocando cheias.
Pode-se esperar um inverno com temperaturas e precipitações (chuvas) abaixo do normal na maior parte do Brasil.

Frentes frias
As frentes frias que normalmente chegam ao litoral da Bahia poderão atingir regiões mais ao norte neste inverno, alcançando o leste de Pernambuco.
No Pará (centro e sul), Amazonas e Tocantins terá início o período seco. No Amapá e no norte do Pará ocorrerão chuvas isoladas.
Na Bahia, as temperaturas mínimas poderão atingir 10C.


Texto Anterior: Manifestação e acidente causam lentidão no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.