São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2006

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Motoboy terá faixa preferencial na avenida Rebouças

Objetivo do projeto, que inclui a av. Eusébio Matoso e a rua da Consolação, é reduzir as mortes de motociclistas na capital

Carros não estão impedidos de usar a via preferencial, que será sinalizada com losangos verde-limão e haverá placas de orientação


DO "AGORA"

Os motoboys terão uma faixa preferencial nas avenidas Eusébio Matoso e Rebouças e a rua Consolação a partir da próxima segunda-feira.
Batizada de Faixa Cidadã, será implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ao lado do corredor de ônibus, nos dois sentidos. Este é o primeiro local escolhido para iniciar o projeto. No segundo semestre, será introduzido na avenida Francisco Morato.
A novidade não impede que carros circulem na faixa. Não há previsão de aplicação de multas para os motoristas que a usarem. "Não é possível ter uma faixa exclusiva, mas uma preferencial", disse o presidente da CET, Roberto Scaringella.
A medida foi criticada pelo presidente do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado, Antônio José Brilhante. "A idéia não é má, mas a faixa tinha que ser exclusiva e multar quem a invade."
A intenção é reduzir as mortes dos motoboys na capital -no ano passado, de cada quatro mortes no trânsito, uma era de motociclista, duas eram de pedestres e a outra, motorista ou passageiro de carro, caminhão ou ônibus.
Segundo a CET, o corredor foi escolhido devido ao grande fluxo de motos. Dos 4.500 veículos que circulam por ali a cada hora, em média, 30% são motos. Com 6,6 km de extensão, o corredor liga a zona oeste ao centro. A via preferencial será sinalizada com losangos verde-limão a cada 200 metros e haverá placas de indicação e de orientação para os motoboys não circularem entre as faixas.
O número de mortes em acidentes de trânsito da capital aumentou 6% no ano passado em relação a 2004. A CET divulgou ontem a estatística. Em 2005, foram 1.505 mortes contra 1.419 no ano anterior.


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