São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partícula está ligada a doenças cardiovasculares

DA REPORTAGEM LOCAL

A presença de poeira fina no ar está diretamente associada às mortes por doenças cardiovasculares, afirma pesquisa realizada pela EPA (agência ambiental dos EUA), resultado que também pode ser encontrado no Brasil, afirma o médico Antonio Palandri Chagas, presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).
"É uma informação importante e que pode ser extrapolada para o Brasil, mas precisamos de estudos complementares. É o que estamos fazendo no Incor [Instituto do Coração]", diz.

Relação
Diante das pesquisas internacionais que correlacionam poluição e problemas cardíacos, a SBC realiza em 14 de agosto um fórum internacional sobre o tema.
"Existe uma relação direta e os efeitos são contundentes. É um alerta às autoridades. A doença cardiovascular é a principal causa de mortes no mundo, com exceção de partes da África."


Texto Anterior: Poluição no parque Ibirapuera não cai nos finais de semana
Próximo Texto: Reverter poluição é difícil, diz secretário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.