UOL


São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Alterações valerão em 2004

Mudanças no provão sairão no fim do mês

DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo dia 28, o ministro Cristovam Buarque (Educação) deve receber, das mãos de uma comissão criada especificamente para isso, as novas regras do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro -incluindo o provão. As mudanças começam a valer a partir de 2004.
"Manteremos a avaliação de uma maneira ainda mais rígida, mais profunda e transparente", afirmou ontem o ministro.
Segundo ele, a análise das universidades tem de incorporar mais a instituição e não ficar concentrada no aluno; precisa avaliar o produto do estudante depois de formado; e tem de incluir atividades oferecidas pela universidade, das quais os alunos participam, e que não dizem respeito só à profissão específica, como projetos de alfabetização de adultos.
Ele esteve em São Paulo ontem para proferir palestra na UniFMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) e disse não ter medo de que a reforma da Previdência afaste os futuros professores das universidades públicas por causa da extinção de benefícios como a aposentadoria integral. "Queremos quem pense nos 35 anos de trabalho, e não na aposentadoria."
Buarque afirmou acreditar que haverá, sim, uma corrida por aposentadorias por parte dos professores em idade próxima à de se aposentar. "Aí a gente tem de substituir quem sai ou dar incentivo para que, depois de aposentados, eles continuem a ensinar."


Texto Anterior: Escolas de SP receberão kits sobre prevenção
Próximo Texto: Medicina: 8 chapas disputam conselho regional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.