São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aperto no metrô da Paulista é "extremo"

Dados do Metrô mostram que hoje há 7 passageiros por m2; em 2010, eram 5,9

A ampliação da linha 2-verde até a zona leste e o início da operação da 4-amarela provocaram o aumento de usuários

FERNANDA BARBOSA
DO "AGORA"

O aperto "extremo" chegou à linha 2-verde do metrô. Assim como já ocorria nas linhas 1-azul e 3-vermelha, mais de sete pessoas se espremem em um metro quadrado no horário de pico -o aceitável é até seis pessoas.
Em 2010, até 5,9 usuários se acotovelavam no espaço.
"Aumentou mesmo. Tem sempre cinco ou seis pessoas encostando em mim", contou a gerente de vendas Andrezza Monteiro, 22, na estação Consolação, às 19h de anteontem.
A expansão da rede é o principal "vilão" do aperto na linha. Seu prolongamento até a zona leste e o início da operação da linha 4-amarela atraíram mais usuários.
O desconforto se concentra entre as estações Consolação e Paraíso, ligação com as linhas 4 e 1, respectivamente.
"Com as novas estações as pessoas escolhem o caminho mais conveniente", diz especialista em transporte público Jaime Waisman, professor da Escola Politécnica da USP.
A migração explica a diminuição de passageiros das linhas 1 e 3, que chegam hoje a oito por m2. Em 2010, a primeira tinha nove pessoas no espaço e, a segunda, 10,9.
Para fugir do empurra-empurra, usuários recorrem ao embarque negativo. Às 18h, na estação Consolação, o fluxo que chega em um trem para entrar em outro, no sentido contrário, é intenso.
Para o consultor Peter Alouche, especialista em transportes, a inauguração das estações República e Luz, na linha 4-amarela, previstas para setembro, vai aliviar o sistema. Segundo ele, as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha serão beneficiadas.
O Metrô afirma que as novas estações das linhas 4 e 2 geraram "melhor distribuição" dos usuários e que usa trens vazios para facilitar o embarque em estações de integração, como Ana Rosa, Paraíso e Consolação. Após a inauguração das estações República e Luz, da linha 4, diz, o fluxo nas paradas da linha 2 poderá cair em até 40%.


Texto Anterior: Deficit de carros em circulação causa atrasos
Próximo Texto: Nas estações: Recarga do bilhete único é alterada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.