São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva leve inunda túnel Anhangabaú por 4 horas

Falha na drenagem causou enchente, diz prefeitura

AFRA BALAZINA
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma chuva de apenas 14,2 mm na madrugada de ontem causou um alagamento no túnel Anhangabaú, na região central de São Paulo, e provocou a interdição parcial do local ao trânsito por quatro horas.
Segundo a prefeitura, a razão da enchente foi uma falha no sistema que aciona automaticamente as bombas de drenagem do túnel. Pela manhã, a quantidade de lixo na entrada e dentro do túnel era enorme.
A chuva que atingiu a cidade foi considerada de leve a moderada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura. A precipitação na região da Sé foi de 14,2 mm, e a média da capital, 12,8 mm. Bem menor que a registrada no dia 1º deste mês -de 33,2 mm.
Em razão da enchente, três das quatro faixas do túnel no sentido aeroporto de Congonhas ficaram interditadas das 4h50 às 9h10, causando lentidão em toda a região. O congestionamento foi de 132 km às 9h, quando a média é de 87 km.
Pela manhã, um representante da Siurb (Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras) chegou a citar a quantidade excessiva de lixo na área como possível causa do alagamento. Mais tarde, ele recuou e disse que a inundação foi motivada por uma falha no sistema para acionar as bombas.
O prefeito Gilberto Kassab (PFL) disse que a manutenção e a limpeza das bombas estão em dia. Ele atribuiu a inundação ao acaso. "Foi a lei de Murphy. Precisou e elas [as bombas] não funcionaram."
O secretário das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, disse que a enxurrada levou lixo ao equipamento, que não ligou automaticamente. Mas, segundo ele, as bombas teriam que funcionar mesmo com essa quantidade de sujeira carregada pela chuva. Ontem à noite, haveria um reforço da limpeza no local.
A Siurb tem um contrato para a manutenção de 17 túneis em São Paulo, mas nenhuma ordem de serviço dele foi emitida neste ano para fazer reparos ou trocas de peças nas bombas, inclusive no Anhangabaú.
A pasta diz que entre setembro e dezembro de 2005 fez uma manutenção completa e a substituição de diversos equipamentos e que, por esse motivo, ainda não houve a necessidade de novos serviços do tipo.
Mesmo assim, afirma que fez testes periódicos nos últimos meses para verificar se as bombas estavam funcionando.
A Siurb afirmou que uma equipe trabalharia no reparo do sistema no Anhangabaú na madrugada de hoje. Segundo a Subprefeitura da Sé, uma limpeza de bueiros foi feita na área há dez dias, assim como no interior do túnel. A varrição na região é feita seis vezes ao dia.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Cidade teve mais 6 pontos de alagamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.