São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

INFESTAÇÃO

Milhares foram recolhidos

Nuvem de besouros cobre Ribeirão Bonito

Mastrangelo Reino/"Tribuna Impressa"
Ribeirão Bonito, interior de SP, é atacada por surto de besouros


KATIUCIA MAGALHÃES
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A população de Ribeirão Bonito, na região de São Carlos, recolheu de sexta-feira até ontem milhares de besouros, que invadiram casas, estabelecimentos comerciais e até provocaram o cancelamento de uma missa no domingo -a igreja da cidade precisou ser limpa, tamanho era o número de insetos no local.
"Eu nunca vi uma invasão de besouros como essa", disse o vigia Luiz Carlos Bonani, 38, que disse presenciar infestações desde a infância. Embora comuns nesta época, a invasão deste ano foi a maior já vivida pela cidade.
Outros municípios da região, como São Carlos, também registraram a presença. O inseto é da espécie Ontophagus gazella (besouro africano) e foi trazido para o país para combater a mosca-de-chifres, que ataca bovinos.
Segundo a Embrapa, períodos chuvosos, de clima quente e úmido -de outubro a maio-, são favoráveis à reprodução do inseto. Na noite de sexta, moradores não conseguiam sair de casa e andar pelas ruas devido à "nuvem" do inseto que cobria a cidade. A infestação diminuiu anteontem.


Texto Anterior: Violência: Juiz aposentado de Rondônia é assassinado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.