São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz enfrenta guarda e pára o castigo

Arminda Riolo determinou que soldado saísse do local; estudantes afirmaram que os professores ficaram sem reação

Coordenador da Fundação São Pedro, Rafael Piffer, conseguiu ligar a câmera do seu celular e gravar cerca de 40 segundos da ação

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

E como acabou a história do castigo dos cerca de 110 alunos do Centro Educacional do Sesi de Amparo? "Acabou quando uma atriz linda, baixinha, cabelos ruivos e bem branquinha, vestida com uma roupa preta bem largona, entrou na cena dizendo: "você não pode fazer isso, eles são menores, estão todos de uniforme. Saia daqui agora'", rememora uma aluna do Sesi, 14 anos. O guarda valentão saiu.
A atriz chama-se Arminda Riolo. A aluna? Bem, agora quer ser atriz quando crescer.
Os professores estavam paralisados com a ação do patrulheiro -não conseguiam reagir, segundo os alunos entrevistados pela Folha. "As pessoas em geral gostam da guarda municipal. Ela faz ronda nas escolas, dá palestras sobre drogas, cidadania e segurança no trânsito. Foi inesperado demais", disse um pai de aluno.
O coordenador da Fundação São Pedro, onde aconteceu o episódio, Rafael Piffer, até conseguiu ligar a câmera digital do telefone celular e gravar cerca de 40 segundos do castigo. Em um dos takes, ele aproximou bastante a câmera do rosto do guarda, que mesmo assim persistiu com o castigo. O filminho produzido por Rafael com as cenas dos alunos ajoelhados já foi entregue à polícia.
"Eu fiquei estarrecida quando vi o que ele estava fazendo. E, como sou meio estourada, não pensei muito antes de falar que ele não tinha o direito de proceder como estava procedendo", diz Arminda, de repente transformada na heroína dos alunos. Na peça a que eles iam assistir, Arminda faz a mãe de Bentinho, personagem do romance de Machado de Assis.
Ex-aluna da escola de teatro Macunaíma, Arminda passou pela Rússia a estudos e atualmente trabalha na Companhia Arteatrando, de Amparo. "O ator tem uma responsabilidade. Eu não fiz mais do que mostrar a minha indignação. Que bom que funcionou", diz ela.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.