São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE AÉREA

Aeronáutica muda restrição em Congonhas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um mês após criar as áreas de escape em Congonhas, por ordem direta do ministro Nelson Jobim (Defesa), a Aeronáutica alterou ontem a restrição para permitir que aeronaves de maior porte voltem a utilizar a pista auxiliar para decolagens.
A medida atende aos interesses das empresas aéreas, que enfrentavam atrasos devido à fila para o uso da pista principal do aeroporto.
As áreas de escape foram criadas a partir da redução de 300 e 240 metros da extensão operacional das duas pistas. Com isso, haveria uma margem de segurança de 150 metros e 120 metros nas duas cabeceiras de cada pista.
No caso da pista auxiliar, a redução a tornou de uso exclusivo de jatinhos e pequenos aviões. Contudo, segundo a FAB informou, acabou "sobrecarregando" a pista principal e havia fila no taxiamento de aeronaves.
Na ocasião, Jobim afirmou que as empresas se adequariam. Entretanto os aviões, nas decolagens, vão usar como base os 1.315 metros, já que são desconsiderados os 120 metros de escape na pista auxiliar. Para pousos, segue a medida de 1.195 metros.


Texto Anterior: Anac suspende vôos internacionais da BRA
Próximo Texto: Acidente: Polícia indicia dono de brinquedo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.