São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FRANCESCO LETA (1926-2010)

Raízes italianas, frutos brasileiros

FELIPE CARUSO
DO RIO

O sítio onde Francesco Leta cultivava uma horta e criava animais em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, assemelhava-se à pequena propriedade de seus pais, onde ele nascera em 1926, na cidade italiana de Fuscaldo.
Apesar de ser o fundador da rede de supermercados Zona Sul, com 32 lojas pelo Rio e uma em Angra dos Reis (RJ), Chico, como era chamado pela família, plantava a maior parte da comida que cozinhava no forno à lenha.
Há dez anos, após afastar-se do cotidiano da empresa, passou a ir diariamente para a propriedade dedicar-se às bananas, cocos, café, porcos, galinhas, cabritos e vacas.
Aos 20, viera para o Brasil com o pai, Fortunato, que já havia imigrado para o Rio no início da Segunda Guerra e visitava a família regularmente na Itália, levando dinheiro para os parentes.
Trabalhou num açougue e, depois, tornou-se vendedor em caminhões-feira que rodavam pela cidade.
Numa das viagens que fez à Itália, conheceu Roseta, com quem namorou por cartas por dois anos e se casou em 1954. A lua de mel foi no navio rumo ao Brasil junto com toda a família.
Dos caminhões-feira, montou uma barraca em Ipanema. Da barraca, nasceu uma mercearia, que passou a ser tocada por um de seus dois irmãos, até que, em 1959, fundou no bairro a primeira filial do Zona Sul.
Fumava desde os 16 e gostava de tomar uma dose de uísque ou uma taça de vinho antes do jantar. Dizia: "Na Itália, minhas raízes; no Brasil, meus frutos. Plantei com amor e reguei com suor".
Morreu anteontem, aos 84, no Rio, vítima de um enfisema pulmonar. Deixa a mulher, seis filhos e 15 netos. A missa de sétimo dia será no sábado, em horário e local ainda a ser definidos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Pacote prevê ampliar sambódromo do Rio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.