São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta foi defendida por Lula em 2003

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além de estar prevista no programa de governo do PT, a unificação das polícias Civil e Militar foi defendida com veemência pelo antecessor de Luiz Fernando Corrêa, o antropólogo Luiz Eduardo Soares, e pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro ano de gestão no Planalto.
A unificação era tida como idéia fixa de Soares, tamanho era seu esforço para convencer os Estados a adotá-la. Ao menos no papel, o governo do Rio estabeleceu a idéia como uma de suas metas de segurança.
O programa de governo do PT leva em conta as resistências e sugere como primeiro passo para a medida a unificação das escolas de formação policial. Em 2003, o governo enviou ao Congresso proposta de emenda constitucional que permitiria aos Estados unificar as polícias, caso se interessassem, mas a idéia emperrou.


Texto Anterior: Segurança: Governo abandona idéia de unificar polícias
Próximo Texto: Guerra sem trincheira: PMs morrem mais nas ruas do que em favelas no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.