UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissários de esgoto serão fiscalizados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Os emissários submarinos do litoral paulista serão submetidos a partir de 2004 a "auditorias" regulares (a cada três meses) da Cetesb com o objetivo de determinar se o esgoto lançado em alto-mar pelas tubulações não está gerando poluição ambiental.
A informação foi dada ontem pelo químico José Eduardo Bevilacqua, gerente da Divisão de Qualidade das Águas da Cetesb (agência ambiental paulista) durante o evento de lançamento do programa Verão Limpo 2004.
Segundo Bevilacqua, até fevereiro, equipes de técnicos da Cetesb começarão a se dirigir em barcos para os pontos de saída dos efluentes a fim de efetuar medições e coletar material para análise em laboratório.
Os emissários submarinos são tubulações extensas que levam o esgoto coletado em cidades litorâneas para alto-mar, onde as condições de dispersão e diluição do material são mais favoráveis.
Os técnicos da Cetesb vão determinar pontos geograficamente representativos na área de saída do esgoto para coletar amostras de água em diferentes profundidades e de sedimento, para análise. Sensores eletrônicos vão fornecer instantaneamente outros parâmetros informativos, como temperatura, PH, salinidade e quantidade de oxigênio.
Esse tipo de trabalho foi realizado em 2002, mas somente duas vezes em emissários de Santos e Praia Grande. Em 2004, será estendido aos de São Sebastião, Ilhabela e Guarujá.


Texto Anterior: Verão: Ecovias recomenda descida pela Anchieta
Próximo Texto: Câmeras vão facilitar viagem ao litoral norte
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.