São Paulo, Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem morre de leptospirose no RJ

da Sucursal do Rio

Um homem de 50 anos, cujo nome não foi divulgado, morreu ontem em Volta Redonda (Rio), vítima de leptospirose. Existem outros seis moradores contaminados com a doença e três suspeitos de ter sido infectados.
No ano passado, houve 19 notificações de suspeita de leptospirose na cidade, das quais seis foram confirmadas. Não houve mortos.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Analice Silva Martins, os casos são consequência das chuvas que castigaram a região nos cinco primeiros dias de janeiro, deixando 13 mortos e milhares de desalojados em todo o Estado.
Houve alagamentos na cidade e o rio Paraíba do Sul, que atravessa Volta Redonda, chegou a subir quatro metros acima do seu nível normal. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde passou a fazer campanha para alertar a população sobre o risco de leptospirose-doença transmitida pela urina do rato. Agentes sanitários promoveram uma desratização nos bairros mais pobres.
A primeira ocorrência da doença, cujos sintomas são febre alta, calafrios, dores musculares, urina avermelhada, cansaço e fortes dores de cabeça, foi registrada no dia 12.


Texto Anterior: Cólera mata um preso em Recife
Próximo Texto: Campanha financia formação de jovens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.