São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP 450

Parceria prevê obra da brasileira Carmela Gross em Paris; fachadas do cemitério da Consolação ganharão pintura

Artista francês pintará muro no centro

Juca Varella/Folha Imagem
Trecho do muro do cemitério da Consolação com a nova pintura que traz desenhos de nuvens


DA REPORTAGEM LOCAL

Será inaugurado no próximo dia 26 o Painel Cosmobrasileiro, nome dado pelo artista francês Philippe Mayaux à pintura que fará no muro de uma das principais vias da região central. A atração faz parte dos eventos pelos 450 anos da cidade de São Paulo, a serem celebrados um dia antes.
O painel, que ficará sob o viaduto Cidade de Osaka, na Ligação Leste-Oeste, é parte da parceria entre as prefeituras de São Paulo e Paris. Mayaux foi escolhido para fazer a pintura na capital paulista, e a brasileira Carmela Gross, artista plástica que participou de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo, fará um mural na cidade de Paris, com conclusão prevista para maio deste ano.
A inauguração do mural de Mayaux terá a presença do prefeito de Paris, Bertrand Delanoë.
Segundo o artista francês, a pintura sob o viaduto Cidade de Osaka representará "os olhos dos paulistanos, que ao mesmo tempo demonstram a miscigenação e mantêm sua própria identidade". Mayaux, nascido em 1961 em Roubaix, vive e trabalha atualmente em Paris.

Cemitério
Outro muro que terá nova cara neste mês é o de um dos cemitérios mais antigos de São Paulo, o da Consolação, na região central de São Paulo.
As fachadas frontal e lateral ganharão desenho de nuvens. A novidade não faz parte das intervenções oficiais pelos 450 anos da cidade, mas estará pronta a tempo -a previsão é que a pintura seja entregue até o final da semana.
A obra é resultado de uma parceria da prefeitura com a Artesp (Associação dos Revendedores de Tinta do Estado de São Paulo) -esta bancará os gastos para pintar os 4.000 m2 de muro. Trabalham na pintura dez funcionários, além de um artista gráfico.
O cemitério da Consolação foi fundado em 10 de julho de 1858, abriga túmulos de várias personalidades -como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Adhemar de Barros, Antoninho da Rocha Marmo, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, entre outros.


Texto Anterior: Há 50 anos: Índia devolve 22 mil prisioneiros
Próximo Texto: Prefeitura faz "Belezura" para festa na 23 de Maio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.