UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA

Apenas três guardas tomavam conta dos 387 presos

Dupla armada invade delegacia e resgata 25 detentos em Niterói

DA SUCURSAL DO RIO

Dois homens armados com pistolas conseguiram resgatar na madrugada de ontem 25 presos da carceragem da 76ª delegacia, em Niterói (a 15 km do Rio).
Na hora do resgate, apenas três policiais tomavam conta dos 387 presos. A dupla rendeu dois carcereiros por volta das 2h, roubou as chaves de uma das celas e libertou os presos, que fugiram pela saída lateral da delegacia.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Josias Quintal, exonerou o titular da 76ª DP, delegado Elir Clarindo. "Essa fuga foi como tirar bala de criança", disse. Clarindo responderá a sindicância administrativa por suposta conivência com a ação.
Ao perceber a aproximação dos homens armados, um policial que estava de plantão deu tiros para o alto, dando tempo de a PM (Polícia Militar) cercar a delegacia e evitar uma fuga em massa. A 76ª DP fica a apenas cem metros da Prefeitura de Niterói e a dois quilômetros do 12ª Batalhão da PM.
Entre os resgatados está o traficante Anderson de Oliveira Sant'Anna, 20, o Anderson Negão, que, no ano passado, foi flagrado por interceptações telefônicas negociando com PMs do 12º Batalhão (Niterói) a compra de armas e o pagamento de propinas.
As investigações levaram à prisão de 19 policiais. Negão, que integra a facção criminosa TC (Terceiro Comando), é chefe do tráfico na favela Vila Ipiranga (Fonseca, Niterói) e fora preso no dia 10 de dezembro. Ele é aliado de Paulo César Silva dos Santos, o Linho, traficante mais procurado pela polícia fluminense.
Até o final da tarde, nove fugitivos tinham sido recapturados.


Texto Anterior: Governos alertam sobre febre amarela silvestre
Próximo Texto: Mãe planeja sequestro da filha de 2 anos em São Miguel do Guamá (PA)
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.