São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifa estava no contrato, diz prefeitura

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "as taxas [cobradas dos perueiros] estão incluídas em contrato e foram assinadas pelas cooperativas".
Sobre a informação de que os perueiros que compõem a cúpula da Cooper Pam, entre eles Luiz Carlos Pacheco, presidente da cooperativa, foram descredenciados, a secretaria disse somente que "não confere". Questionada se isso significa que eles continuam credenciados, a assessoria informou que sim -mas não deu nenhum tipo de detalhe.
A secretaria não comentou especificamente a decisão da cooperativa de recorrer à Justiça, apenas quatro meses depois da licitação, para tentar barrar a cobrança da taxa de R$ 47,60 por dia de cada um dos perueiros.
Na época da assinatura dos contratos da licitação, a Secretaria dos Transportes alegava que a fase de transição, prevendo descontos e remunerações a perueiros e viações diferentes do que fora anunciado no edital, era necessária em razão da falta de catracas eletrônicas -que integravam uma das obrigações da concorrência e por meio das quais seria possível implantar um modelo diferenciado.
"A transição não é contrária ao edital, apenas abrange um cenário diferente", dizia Paulo de Moraes Bourroul, presidente da comissão de licitações. "O contrato, da maneira como foi concebido no edital, não está vigente. A cidade não está com a infra-estrutura preconizada no edital. Houve a necessidade, portanto, de regras específicas", afirmava.
Embora não houvesse no contrato nenhuma data para a transição acabar, a prefeitura dizia que ela seria feita até 31 de dezembro. Porém ela permanece até agora.
A expectativa é que a bilhetagem eletrônica esteja no sistema de transporte inteiro no mês que vem, condição que permitiria à Secretaria Municipal dos Transportes adotar as mesmas regras de descontos e remunerações previstas no edital de licitação.


Texto Anterior: Transportes: Perueiros de SP contestam taxa na Justiça
Próximo Texto: Vestibular: UFSCar divulga a segunda lista de aprovados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.