São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Atletismo na 3ª idade tem limites

JULIO ABRAMCZYK


O envelhecimento provoca uma série de deficiências funcionais nas pessoas. Por isso atletas da terceira idade (acima dos 65 anos) necessitam de programas e equipamentos para a prática esportiva adequados para a sua faixa etária, alerta o médico Gilberto Camanho, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e especialista em Medicina Esportiva.
Para Camanho, os problemas do sistema musculoesquelético que surgem nos atletas idosos são causados, em geral, pela prática esportiva inadequada e pelo desconhecimento das limitações físicas da própria idade.
Os idosos apresentam diminuição da massa muscular (cerca de 20% após os 60 anos), o que leva a uma diminuição da força física. Os tendões ficam mais rígidos e fáceis de sofrer rupturas pequenas e até completas.
Segundo o especialista, o treinamento deve estar associado a um programa de alongamento e musculação adequados, estimulando o desenvolvimento muscular e o conseqüente aumento da força.
O resultado facilitará o desempenho e o equilíbrio do idoso na caminhada, ao pedalar a bicicleta e até mesmo na corrida.
Os treinamentos devem ser feitos de forma lenta e gradual para evitar lesões musculares.
E mesmo no caso dos atletas que praticam esporte há muito tempo, os exercícios devem ser adequados ao momento de vida desses esportistas idosos para evitar lesões.

CIRURGIA ESPINHAL

Congresso acontece em SP
Com a participação de convidados da Alemanha, dos Estados Unidos e de Portugal, acontece em São Paulo, dias 1º e 2 de abril, o 3º Congresso e a 5ª Jornada de Cirurgia Espinhal de São Paulo. O evento é organizado pelo Centro de Estudos de Neurocirurgia do HSPE. Informações pelo tel. 0/xx/11/3341-2980, no site www.coluna.com.br ou pelo e-mail atendimento@cirurgiaespinhal.com.br.

MEDICINA

Florianópolis reúne especialistas
Com 25 conferências, oito cursos e 60 meses redondas, o 41º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical será realizado em Florianópolis, de 6 a 10 de março. Nessa mesma época, acontece o 1º Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul, que analisará as infecções emergentes e reemergentes do Cone Sul. Mais informações podem ser obtidas no site www.medtropfloripa2005.com.br.

Texto Anterior: Hospital faz campanha para grávidas a respeito da necessidade da vitamina
Próximo Texto: A zero grau: Amyr Klink registra vida no sul do Atlântico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.