São Paulo, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista dos EUA é deportado após chegar a SP

RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O cientista americano Mark Martindale foi deportado no sábado à noite após chegar a São Paulo sem visto de entrada. Zoólogo e professor da Universidade do Havaí, Martindale afirma que passou o sábado inteiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos sem comunicação e sem saber se poderia ou não entrar no Brasil.
"Fiquei detido por 18 horas em um salão no qual me negaram acesso a funcionários de imigração ou alfândega dos EUA, sem explicação sobre por que eu não poderia entrar, sem acesso a internet, nenhuma bagagem, sem ninguém que falasse inglês e com um vôo agendado de volta para Honolulu", relatou o cientista em e-mail a colegas brasileiros no domingo, quando explicou porque faltara a um compromisso.
Segundo a Polícia Federal, Martindale, que pretendia participar de um congresso de zoologia em Curitiba, chegou ao país sem visto. "A companhia aérea [Delta Airlines] não me pediu visto nem nenhuma outra documentação", disse à Folha por telefone, ao voltar a seu escritório em Honolulu, ontem à tarde.
Segundo a delegada Regiane Martinelli, que falou ontem à Folha em nome da PF, o cientista poderia ter tido acesso a qualquer informação. "Ele simplesmente se conformou, mimado, não fez nada."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Vivendo numa vitrine
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.