São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

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Em época de chuva, prefeitura improvisa reparo de semáforos

Contrato com empresa responsável pelo serviço venceu há um mês e equipes reduzidas da CET não atendem à demanda

No começo da semana havia mais de 2.700 solicitações de manutenção preenchidas por marronzinhos ainda pendentes, diz funcionário

ALENCAR IZIDORO
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em plena época de chuvas, os semáforos da cidade de São Paulo estão com manutenção precária da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Os contratos terceirizados com os responsáveis pelo serviço acabaram há um mês e, desde então, a empresa de trânsito da gestão Gilberto Kassab (DEM) está improvisando somente com as próprias equipes internas para consertar os aparelhos e trocar as lâmpadas.
O problema atingiu até um cartão-postal da cidade-a esquina das avenidas Ipiranga e São João, no centro, onde as lâmpadas do sinal vermelho de dois dos três semáforos ficaram apagadas por mais de 24 horas, entre anteontem e ontem.
A CET afirma que a descontinuidade dos serviços terceirizados ocorreu por não ter sido encerrada a licitação lançada no ano passado. Ela prevê retomá-los na semana que vem.
A falta de reparos em semáforos, além de prejudicar a fluidez, confunde motoristas e pode ameaçar a segurança viária.
Em período de chuva a situação piora porque os apagões são mais frequentes. Segundo um funcionário da CET, no começo desta semana havia mais de 2.700 talões preenchidos por marronzinhos solicitando a manutenção de semáforos -e que continuavam pendentes.
Segundo estimativa conservadora a partir de informações divulgadas pelo órgão, ao menos 40 casos deixam de ser atendidos por dia de um mês para cá. A cidade tem 5.918 cruzamentos semaforizados.
Anteontem, durante menos de três horas circulando por bairros da região sul e central numa tarde sem chuva, a Folha identificou quatro semáforos em amarelo piscante e 23 com lâmpadas queimadas em vias estratégicas da capital paulista.

Substituições
A relevância do trabalho que está prejudicado há um mês já foi destacada pela própria CET.
"A falta de manutenção no sistema de semáforos acarretará riscos elevados e concretos de acidentes ocasionados por eventuais falhas destes equipamentos, com prejuízos sociais significativos", escreveu a companhia ao publicar, no ano passado, a justificativa para a contratação dos novos serviços.
Os dois contratos para consertar os semáforos -que tinham custo anual de R$ 9 milhões, 1,2% do orçamento da CET de 2009- acabaram nos dias 17 e 24 de janeiro.
A CET busca minimizar as consequências sob a justificativa de que destacou funcionários próprios para a atividade. Mas houve redução do total de equipes, que não conseguem atender à demanda média de 400 solicitações por dia.
No começo de 2008, a CET divulgava haver cerca de cem homens de empresas terceirizadas para esse trabalho, além de mais oito equipes próprias.
Ontem ela disse que "por ocasião do final do contrato" havia 65 funcionários terceirizados, que foram substituídos por 50 homens da companhia -ou seja, queda de 23%.
Funcionários dizem que a diminuição foi ainda maior -e agravada pela alta da demanda no período de chuvas.


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