São Paulo, sábado, 20 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pista da marginal Pinheiros alaga 30 vezes em 50 dias

DA REPORTAGEM LOCAL

Já virou rotina. Basta chover por mais de uma hora para que uma das pistas da marginal Pinheiros, próximo à ponte Cidade Jardim (Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo), seja interditada.
Nos primeiros 50 dias deste ano, foram registrados 30 alagamentos neste local -sendo que por três vezes era impossível o motorista passar pela via. É o ponto da cidade que mais alagou desde 1º de janeiro.
"Não dá para passar por ali quando chove", diz o taxista Agenor Batista, 45.
No acumulado do ano, segundo dados do site do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), foram registrados 849 alagamentos em São Paulo, sendo 100 na marginal Pinheiros e 50 na Tietê. No período, choveu 640 mm, 40% a mais que o estimado para janeiro e fevereiro.
A região da ponte Eusébio Matoso, também na marginal Pinheiros, é outro local que costuma alagar- 20 vezes neste ano.
Para moradores de Pinheiros, os alagamentos ocorrem por causa do lixo nos bueiros. "Não há galeria que suporte essa sujeira", diz o comerciante Absolon Ribeiro, 53.
Desde o início do ano, o CGE só não registrou alagamentos em 11 dias. Isso, porém, não significa que todas as ruas estivessem secas. Na última quarta, por exemplo, vias que ficaram submersas não apareceram no levantamento. Entre elas, estavam a av. Rebouças (oeste) e todo o Jardim Pantanal (leste).
A falha ocorre porque são os técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego que abastecem o site. Ou seja, se os funcionários não estão monitorando um dos locais alagados, os dados não são contabilizados pelo CGE.
Para o engenheiro João Francisco Soares, especialista em hidráulica, só a intensidade da chuva não pode ser a justificativa para os alagamentos. "É preciso fazer um plano de microdrenagem capaz de evitar esses alagamentos."
Procurada para falar sobre a região campeã de alagamentos, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras disse que realiza periodicamente a limpeza nas bocas de lobo. (AFONSO BENITES E CATHARINA NAKASHIMA)


Texto Anterior: SP terá chuva acima da média até maio
Próximo Texto: Segurança: Acusado de planejar ataques criminosos no Rio é preso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.