São Paulo, Sábado, 20 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Índice

Aluno carente perde bolsa na UFSCar

ALESSANDRO SILVA
da Folha Ribeirão

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) anunciou ontem que irá cancelar neste semestre os programas de ajuda aos alunos carentes por falta de recursos.
Pelo menos 1.300 universitários serão afetados pelo corte -cerca de 30% do total de estudantes. Eles recebiam bolsa-trabalho e auxílio para alimentação e moradia.
O motivo é o "confisco" pelo governo federal das reservas que a instituição mantinha em uma conta, provenientes de aplicações financeiras e da cobrança de serviços prestados à comunidade.
Por meio de uma medida provisória (nº 1.782/98), o governo proibiu a manutenção desse fundo e desviou todo o dinheiro dele para uma única conta. Os recursos devem retornar à UFSCar de acordo com a previsão de orçamento.
No ano passado, o fundo extra da UFSCar chegou a ter R$ 1,5 milhão -o equivalente a 33% do total do orçamento de manutenção da universidade previsto para 98.
"Sem esses recursos, não há como manter os programas de auxílio aos universitários carentes", disse o vice-reitor da UFSCar, Osvaldo Baptista Duarte Filho.
Segundo o vice-reitor, o orçamento anual não prevê gastos com o aluno carente.
A UFSCar, como outras instituições, entrou na Justiça para recuperar a conta extinta. O MEC não se pronunciou sobre a extinção da conta nem sobre a possibilidade de o fundo ser devolvido.


Texto Anterior: Educação: PUC-SP enfrenta déficit de R$ 1,5 milhão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.