São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Governo diz ter desarticulado crime organizado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

Na avaliação do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, os índices demonstram que a sua política desarticulou grupos criminosos maiores e mais organizados.
O secretário reconheceu que falta ostensividade à polícia. Beltrame disse que a "polícia está trabalhando mais com a inteligência do que com a ostensividade".
Isso explica, segundo ele, a queda de crimes como roubo a residência, de cargas e a banco e o aumento dos "roubos de rua" (a pedestres, a coletivos e de celulares). "Conseguimos baixar a incidência de grupos criminosos organizados, então subiram os crimes que exigem menor preparo dos bandidos."
O secretário afirmou que abrirá concurso com 3.100 vagas para a Polícia Militar no Rio. O efetivo policial do Estado, contudo, está defasado em cerca de 10 mil policiais, segundo Beltrame.
O secretário disse ainda que a queda no número de armas apreendidas reflete a incapacidade de os criminosos reporem as que vêm perdendo. Apontou também aumento nas apreensões de granadas: foram 1.297 em 2007, contra 1.041 em 2006 e 893 em 2005.


Texto Anterior: Polícia do Rio matou mais e prendeu menos em 2007
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.