São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado propõe que jovens se alistem na polícia

da Reportagem Local

Ao completarem 18 anos, os homens poderiam se ``alistar'' nos quadros da Polícia Civil ou Militar, em vez de apenas no Exército, Marinha e Aeronáutica.
Essa é uma das idéias do policial Godofredo Bittencourt Filho, atualmente na direção da Divisão de Inteligência e Apoio Policial do Denarc.
Além da idéia do ``alistamento'' na polícia, ele sugere a criação de uma força unificada de segurança, que incluiria num único departamento -a ser criado- um policial civil, um militar, um rodoviário, um florestal, um promotor e uma assistente social.
``Esse núcleo de segurança teria muito mais força e agilidade para combater o tráfico'', diz ele.
``Sou favorável a uma unificação das forças de segurança. Policiais civis, militares, rodoviários, florestais e federais atuando com o mesmo objetivo: combater o narcotráfico'', diz Bittencourt.
O delegado também propõe que o Ministério Público mantenha um escritório em todas as delegacias especializadas para incrementar o andamento dos processos.
Bittencourt acredita que seria possível diminuir o tráfico.
``Se eu dissesse acabar com o tráfico, estaria sendo mentiroso. Diminuir é o primeiro objetivo'', diz ele.
Segundo ele, já houve uma experiência de sucesso no trabalho em conjunto com o Ministério Público. ``Uma ação nossa conjunta com promotores teve ótimos resultados. Fechamos uma empresa em São Paulo, uma empresa de fachada, cuja propriedade comprovadamente era de traficantes. A Justiça tomou seus bens, a partir de investigações do Denarc''.
Ele afirma que os jovens que se alistam no Exército, deveriam poder se alistar nas polícias Civil e Militar.
``Se o jovem vai ficar um ano no Exército, pode ficar um ano na polícia. Ele poderia ficar dois meses na Academia de Polícia e outros dez meses na própria polícia Civil ou Militar. Isso possibilitaria a especialização do jovem em alguma área policial.''

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã