São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAUSAS URGENTES

Capela na região central de São Paulo realizou missas de hora em hora

Santo Expedito atrai 500 mil fiéis

FÁBIO GRELLET
DO "AGORA"

Cerca de 500 mil fiéis compareceram ontem às duas principais paróquias em São Paulo dedicadas a santo Expedito, conhecido como patrono das causas urgentes e que é festejado no dia 19 de abril.
Na Capela Militar de Santo Expedito, situada na Luz (região central), até as 18h30 de ontem haviam passado cerca de 440 mil pessoas, segundo a administração. As missas se estenderam até as 20h.
Em outra paróquia, situada no Jaçanã (zona norte), 60 mil fiéis se aglomeraram para rezar pelo santo e fazer pedidos.
"Venho aqui há mais de 20 anos, nessa data, para agradecer e fazer pedidos. Já perdi a conta do número de graças que já alcancei depois de pedir a santo Expedito", dizia a cozinheira Maria das Graças Pereira, 64, que enfrentou uma fila de aproximadamente 700 metros para entrar na capela da Luz.
"Se precisar, espero o dia todo", garantia a cozinheira, após ter esperado cerca de uma hora e meia na fila -e estando, então, a cem metros da igreja.
A capela promoveu missas de hora em hora, das 6h às 20h, além de uma procissão. Quem não conseguia entrar assistia às celebrações da rua mesmo.
"Estou em horário de trabalho, não posso perder tempo, mas quero agradecer", disse o padeiro Wilson Boldo, 43.
A aglomeração de fiéis atraiu todo tipo de vendedor. Era possível adquirir botões de rosa, velas, medalhas do santo, bijuterias, pastéis, lanches de pernil, algodão doce e até bola de futebol -de plástico, por R$ 10.
Mas era possível conseguir santinhos e até medalhas de graça: para pagar promessas, vários fiéis distribuíam esses objetos. "Mandei imprimir 2.000 santinhos", contou Bernardete Souza, 49, sem dizer quanto gastou nem qual foi a graça alcançada. "Isso é coisa íntima."


Texto Anterior: Energia: Gato entra em estação e provoca falta de luz
Próximo Texto: Tiradentes: Feriado terá sol; trânsito piora após as 16h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.