São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

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Filas em Guarulhos se estendem pelos terminais vizinhos

Irritados, passageiros reagem aos gritos de "desrespeito!'; aos berros, funcionários anunciam os atrasos e cancelamentos

Até as 21h45, índice de atrasos em Guarulhos era de 11,2%; em Congonhas, mesmo com filas menores, eram várias as reclamações

DANIEL BERGAMASCO
VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Desrespeito!", gritavam passageiros no saguão do aeroporto internacional de Guarulhos na noite de ontem.
Nos monitores que informavam decolagens, só uma palavra: "atrasado". Às 21h, vôos previstos para as 16h ainda não haviam decolado. As filas do embarque doméstico da TAM e da Gol, na Asa B, se estendiam por todo o terminal e chegavam aos vizinhos (A e C) cruzando antes um corredor. Funcionários anunciavam cancelamentos e atrasos aos gritos.
O aeroporto de Congonhas tinha filas menores, mas as reclamações eram várias. "Minhas malas foram para Brasília e eu fiquei", dizia o empresário Carlos Delpupo, que faria conexão na capital federal rumo a Palmas (TO). "Vou tentar recuperar a bagagem, mas o compromisso de negócios ficou para a semana que vem."
"Nem água posso beber porque não posso sair e deixar a bagagem sozinha", dizia a professora Nadja Santos, que vinha de Buenos Aires rumo a Salvador.
"Chama a Marta aqui para ver se ela relaxa", dizia a passageira Maria Fernanda Araújo em referência à frase da ministra Marta Suplicy sobre os atrasos nos aeroportos ("Relaxa e goza, porque você esquece todos os transtornos depois"). "É com esse descaso que o governo trata esse caos."
As amigas Tereza Cristina Barbosa Schroeder e Célia Bíscaro, de Ribeirão Preto, tentavam relaxar em um restaurante japonês de Congonhas. "A TAM deveria pagar todos nossos chopes", reclamava Tereza, que estava desde as 16h no aeroporto e, depois de um ziguezague de horários, aguardava embarque para as 22h59.
"O vôo era às 17h22, depois às 20h10, mas acabou saindo às 19h50, quando minha amiga [Célia] tinha ido pegar água. Ela estava com meu bilhete, mas acabaram me deixando entrar no avião sem documento nenhum", diz. "Acabei, é claro, voltando, e só aí encontrei minha amiga. Perdemos o vôo e disseram que não tinha mais bilhete. Aí contamos a história e nos deixaram embarcar nesse próximo vôo", completa Célia.
A publicitária Débora Rodello estava aflita. "Tenho que estar em São José do Rio Preto (SP) de manhã para um evento, e a TAM disse que não existe garantia de que o avião decole."

Atrasos
De acordo com a Infraero, os atrasos aconteceram pelo menos até as 21h45. Até esse horário, em Guarulhos, dos 215 vôos previstos, 24 sofreram atrasos de mais de 45 minutos, índice de 11,2%. Dez vôos foram cancelados. Em Congonhas, dos 270 vôos previstos, 34 sofreram atrasos (12,6%). Três foram cancelados.
No início da noite, o intervalo entre uma decolagem e outra em Guarulhos era de uma hora. Após as 22h, esse espaçamento passou para dez minutos.


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