São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério não está pronto

da Reportagem Local

O Ministério da Saúde não está preparado para cuidar dos idosos. O órgão reconhece seu despreparo no aniversário da regulamentação da lei que criou a Política Nacional do Idoso, de 94, mas regulamentada em 4 de julho de 96.
"Ninguém está preparado. Há pouco tempo se fala do envelhecimento da população. O Brasil era jovem", diz Jorge Alexandre Silvestre, 53, coordenador do Programa do Idoso do Ministério da Saúde.
O programa do idoso já tem algumas ações emergenciais. Entre elas, está a "criação" da geriatria no sistema de saúde oficial.
"Não havia geriatras no ministério porque não havia um código para a atividade, hoje regulamentada."
Também já foi estabelecido o atendimento geriátrico em ambulatórios.
"Estuda-se também a criação da geriatria hospitalar.", diz ele.
Ainda segundo Silvestre, será recuperado o programa "Viva Bem a Idade que Você Tem", criado em 86. Esse programa distribuía folhetos com orientação para os idosos.
Na nova edição, o programa vai ligar os folhetos aos agentes comunitários do programa Médico de Família. Os agentes já são um dos principais responsáveis pela redução de internação de idosos", afirmou. (NR)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.