São Paulo, sábado, 20 de julho de 2002

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SEGURANÇA

Prazo dado pelo governo termina à meia-noite; Estado quer bloquear celular não-identificado a partir de segunda-feira

Termina hoje cadastramento de pré-pagos

DO "AGORA"

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, em reunião ontem com as três operadoras de telefonia celular no Estado (Telesp Celular, Tess e BCP), pediu a suspensão das linhas de telefones pré-pagos não identificadas a partir da próxima segunda-feira, quando as operadoras devem entregar o relatório com todos os números não-cadastrados.
O cadastramento é obrigatório desde fevereiro. O prazo, a princípio estipulado até 20 de maio, acabou sendo esticado até hoje. Uma nova prorrogação está fora dos planos do governo.
Quem não cadastrar, além do corte da linha, está sujeito a uma multa de até R$ 105,20.
A forma como a multa será aplicada ainda não foi definida. Outra dúvida é o que fazer para desbloquear o produto e regularizá-lo novamente. O mais certo, segundo a Secretaria de Segurança Pública, é que essas dúvidas sejam respondidas apenas na próxima segunda-feira.
As empresas garantem que 90% dos usuários de pré-pagos estão regularizados. Faltam ainda cerca de 572 mil para fazer o serviço.

Cadastramento continua
As três empresas vão receber ligações para o cadastramento até a meia-noite de hoje. Mas a BCP e a Telesp Celular anunciaram que vão manter o serviço de cadastramento mesmo após o fim do prazo do governo. A Telesp apenas não veiculará mais campanha para o serviço, como mensagens nos celulares.
"Nós vamos atender às resoluções impostas pelo governo e estaremos fazendo o cadastro de quem buscar o serviço, mesmo após o fim do prazo. O governo é quem definirá o que fazer com esses clientes. E cumpriremos o que a secretaria determinar", diz o gerente de relações públicas da BCP, José Carlos Meira Mattos.
Segundo a assessoria da Telesp Celular, houve aumento no número de ligações para o serviço nos últimos dois dias. Para conter o problema, a operadora colocou o telefone (0/xx/11/9696-1404), do serviço de atendimento ao usuário pós-pago, disponível para o serviço de cadastramento. BCP e Tess disseram não ter registrado problemas de congestionamento e não reforçaram o atendimento.
Para fazer o cadastramento, Clientes da Telesp Celular podem ligar para *5000 ou ainda em alguma das lojas da rede. Os da BCP podem ser cadastrados pelo número *611 do celular ou 5509-6955. E os da Tess no número *9668 ou no site: www.tess.com.br.



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