São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Lula aceita que economista assuma presidência da Anac

Solange Paiva Vieira foi secretária no governo FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou ontem a indicação da economista Solange Paiva Vieira para a presidência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que se esfarelou depois do acidente com o Airbus da TAM que matou 199 pessoas no dia 17 de julho.
O nome foi levado a Lula pelo ministro Nelson Jobim (Defesa). Economista do BNDES, ela é assessora da Defesa e foi secretária de Previdência Complementar no governo Fernando Henrique Cardoso.
Na conversa do ministro com o presidente, ontem, no Planalto, Lula também disse que pediria a interferência do ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) para convencer definitivamente o atual presidente da agência, Milton Zuanazzi, a renunciar.
O mandato de Zuanazzi vai até março de 2011. A Folha não conseguiu falar com ele ontem, mas, em entrevista à TV Globo, Zuanazzi negou que esteja demissionário.
A intenção de Lula e de Jobim é que ele saia nos próximos dias e que o anúncio oficial da troca e da escolha de Solange seja na próxima terça-feira, quando a nova composição da Anac deverá estar fechada.
Zuanazzi, indicado para a Anac pelo próprio Mares Guia e pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), resistiu o quanto pôde para se manter, mas perdeu totalmente as condições de sustentação depois de denúncias contra a agência e da renúncia de três diretores, Denise Abreu, Leur Lomanto e o militar Jorge Luiz Velozo.
O Congresso deve votar hoje a indicação do brigadeiro Allemander Pereira para a vaga de Velozo, que é técnica.
Jobim preferia dar uma nova configuração ao setor de aviação civil, criando uma secretaria especial na Defesa que seria responsável pela regulação e enviaria as normas para o Conac (Conselho Nacional de Aviação Civil), formado por ministros, pela Anac e pela Infraero. Nessa formatação, a Anac seria mera executora.
O ministro, porém, encontrou dificuldade para promover a mudança e para convencer sobre a nomeação de seus preferidos para a agência. Solange Vieira acabou se transformando numa solução natural. Sua primeira atribuição será recompor a imagem e o funcionamento da agência.


Texto Anterior: São José do Rio Preto: Morador tem "dia de fúria" no interior de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.