UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Governador diz que a culpa é de pecuaristas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O governador de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), contestou o cruzamento de dados da organização não-governamental Greenpeace que aponta o Estado como o terceiro da Amazônia Legal que mais desmata.
"Querem colocar mais uma vez Rondônia como o patinho feio. O Acre desmata muito mais do que Rondônia. Nós estamos preservando mais de 70% da nossa mata virgem. É preciso entender que Rondônia é diferente dos outros Estados, porque aqui os assentamento da reforma agrária do governo federal criaram 90 mil pequenas propriedades."
Cassol disse que quem desmata no Estado são os assentados e não os madeireiros. "Os madeireiros não são criminosos, eles não acabam com a floresta. Quem derruba e desmata e queima são os pecuaristas e sitiantes", afirmou.
Ao ser indagado sobre as ações do Ibama, que detectou madeireiras fantasmas e multou mais de 80 empreendedores em RO, Cassol afirmou que não apoiava as serrarias ilegais.
Cassol diz que era contra as autorizações do Ibama para o desmatamento. "Eu sou a favor de que, quando se dá autorização para desmatar, seja aproveitada toda a matéria-prima. Se estamos preservando 70% das matas, sobram 30%, e nós temos o direito de explorar."
O governador disse que a floresta precisa ser explorada sustentavelmente. "A árvore é como um ser humano. Ela amadurece se você não cortar, ela cai e apodrece. Isso são os cientistas que falam. Queremos a preservação auto-sustentável e não um país rico vivendo na miséria, pedindo esmolas aos americanos", afirmou.
Segundo o Inpe, no biênio 2001-2002 a área desmatada do Acre foi de 419 km2, o que seria superior aos 246,5 km2 de Rondônia. Mas os dados do Acre estão sendo revisados. "Houve uma inclusão de áreas que eram uma oscilação própria de uma floresta de bambu que foi vista como desmatamento e tivemos que consertar", disse Dalton Valeriano, coordenador do Prodes (Projeto de Desflorestamento) do Inpe. (KB)


Texto Anterior: Ambiente: Desmatamento ilegal cresce em Rondônia
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.