São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Parque Burle Marx ganha mais 24 mil m2 de área verde

Karime Xavier/Folhapress
Pessoas caminham no parque Burle Marx, na zona oeste, que teve área verde ampliada

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

O parque Burle Marx, no Panamby, zona oeste de São Paulo, acaba de ganhar mais 24,1mil m˛ de área.
O terreno anexado é quase do tamanho do parque Buenos Aires, em Higienópolis, que tem 25 mil m˛.
Com trilhas no meio da mata, pista de Cooper e caminhada, aparelhos de ginástica, nascentes, lagos e espelhos d'água, o parque Burle Marx é uma das principais áreas de lazer da região do Morumbi.
A área que acaba de ser anexada, no entanto, não vai ser aberta ao público. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o terreno é composto por "vegetação eucaliptal, topografia acidentada e de difícil acesso". Por isso, informa a pasta, será cercado, mas receberá visitas monitoradas, a serema gendadas com antecedência.
A incorporação do terreno, determinada por decreto do prefeito Gilberto Kassab (PSD), "garante a preservação de mais uma área verde na cidade", afirma a secretaria. O parque Burle Marx foi criado em 1995, como contrapartida ambiental do loteamento Panamby, com138,3mil m˛, maior que o Parque do Povo, no Itaim Bibi (112 mil m˛). Na década de 1940, o empresário Baby Pignatari, dono da chácara Tangará -onde hoje ficam o Panamby e o parque-, decidiu construir ali uma casa para morar com sua futura mulher, a princesa austríaca Ira Von Furstemberg.
Para o projeto da casa, Pignatari contratou o arquiteto Oscar Niemeyer. Os jardins foram elaborados pelo paisagista Roberto Burle Marx. A casa nunca foi concluída, porque o casal se separou, e acabou demolida na década de 1990. Mas os jardins, de1950, permaneceram e hoje são tombados por órgãos do patrimônio histórico estadual e municipal.

SERVIÇO
O parque Burle Marx funciona diariamente das 7h às 19h. Tem estacionamento, banheiros e lanchonete. O endereço é av. Dona Helena Pereirad de Moraes, 200.
Aos sábados, das 7h às 13h, o parque recebe uma feira de alimentos orgânicos. Às quartas, às 10h, há aulas de Taichi-chuan. No dia 13 de novembro, às 11h, haverá show gratuito do Duofel.


Texto Anterior: Biografia perde Prêmio Jabuti por ter edição de 2004
Próximo Texto: Empresa em imóvel irregular terá até 4 anos para se legalizar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.