São Paulo, Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RODOVIAS
Apesar da liberação da pista, deve haver lentidão na ida para o litoral; durante a semana trecho será interditado
Desvio da Anchieta tem declive perigoso

GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

O motorista que vai viajar para o litoral no feriado do aniversário de São Paulo deverá redobrar a atenção ao usar a pista sul da via Anchieta, que foi reaberta ontem à tarde ao tráfego, depois de 39 dias de interdição.
O desvio provisório construído na altura do km 42 ficou com um declive de 13% na pista, assim a velocidade deverá ser reduzida de 60 km/ h para 40 km/h.
A porcentagem do declive é três vezes maior do que a considerada ideal pela secretaria Estadual dos Transportes de São Paulo, que não deve ultrapassar os 4% em condições ideais.
O secretário dos transportes de São Paulo, Michael Zeitlin, garantiu, no entanto, que a pista está bem sinalizada e dentro das condições de segurança exigidas.
O desvio provisório ficou com um desnível porque teve que ser construído quase dois metros acima do nível da pista antiga, interditada no dia 12 de dezembro, após o deslizamento de uma encosta na altura do km 42.
A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, recuou e informou ontem que a pista sul ficará interditada durante a semana, entre os km 40 e 44, para realização de obras complementares.
A pista sul ficará aberta normalmente ao tráfego somente até a próxima terça-feira por causa do feriado e também nos finais de semana. Durante a semana, o desvio provisório não poderá ser usado do meio-dia de segunda-feira até o meio-dia da sexta-feira.
Segundo a assessoria de imprensa da Ecovias, a pista sul seria interditada ocasionalmente durante a semana.
O diretor de operações da Ecovias, Valdir Moreira, afirmou ontem que a conclusão da pista definitiva da via Anchieta vai demorar pelo menos mais de três meses. A Ecovia estuda três hipóteses: recuperar a pista antiga (projeto que está quase descartado), continuar escavando a serra e construir uma nova pista ou manter o desvio provisório, mas com aperfeiçoamentos.

Feriado
Apesar da liberação da pista interditada da Anchieta, a Ecovias informou que a descida ao litoral poderá continuar registrando lentidão durante o feriado e pede que os motoristas evitem os horários de pico: hoje, das 18h às 24h, e amanhã, das 8h às 15h.
A previsão é que entre 280 mil e 415 mil veículos passem pelo sistema durante o feriado.
A concessionária vai implantar hoje -pela primeira vez desde a interdição da via Anchieta- a operação descida, com o esquema 5x2 a partir das 17h. Com a interdição, o sistema perdeu 30% da sua capacidade.


Texto Anterior: Ladrões matam filho de dono da CVC Viagens
Próximo Texto: 1,3 mi de carros vão deixar SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.