São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédios são principal causa de intoxicação

DA REPORTAGEM LOCAL

Os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. A conclusão é do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Os dados mais recentes, de 99, apontam que, dos 66.584 casos de intoxicação registrados nos 29 Centros de Controle de Intoxicação do país, 18.824 (28%) foram causados por remédios.
Em 97 e 98 eles também estiveram no topo do ranking. "O fato é mundial. Nos países desenvolvidos, o índice de intoxicação medicamentosa chega a 50% do total", diz Maria Élide Bortoletto, coordenadora do Sinitox.
Os que mais se intoxicam com medicamentos são crianças com menos de 5 anos: 34%. A principal causa, segundo Maria Élide, é o fácil acesso a remédios tidos como inofensivos -como analgésicos e xaropes-, mas que podem ser letais.
A automedicação começou a ser avaliada em 99. No levantamento, ela responde por 477 casos da intoxicações por remédios (2,5%).
Apesar de liderarem o ranking de causas de intoxicação, os medicamentos não estão entre os que mais matam. Segundo o Sinitox, eles respondem por 0,25% dos óbitos, enquanto os agrotóxicos, os mais letais, causam 3,39% das mortes. (MV)


Texto Anterior: Saúde: Analgésico exige consumo responsável
Próximo Texto: Governo quer revisão do status de venda livre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.