UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO

Atividade é procurada porque mantém a forma; festas na praia, lounges em boates e kite surf são outras manias do verão carioca

Surfe vira "fashion" entre garotas no Rio

Alexandre Campbell/Folha Imagem
Em dia de feriado em homenagem ao padroeiro do Rio, banhista passeia na praia da Barra; ao fundo, praticantes de kite surf


SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

Meninas aprendendo a surfar, festas e shows na praia, lounges no fim da tarde em boates da zona sul e em coberturas de edifícios da orla e kite surf. Essas são algumas novidades do verão carioca.
Ontem, feriado em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, as praias do Rio lotaram. Nem mesmo uma confusão nas areias do Arpoador (zona sul) afastou os banhistas. Segundo a Polícia Militar, uma briga na praia causou corre-corre e tumulto. Muita gente pensou que era um arrastão. Foi um susto. Logo a praia voltou à normalidade: sol, descontração e gente bonita.
Uma das manias do atual verão é mulher aprender a surfar. Muitas meninas estão procurando as escolinhas de surfe de Ipanema (zona sul) e da Barra da Tijuca (zona oeste), redutos, até pouco tempo, só de meninos.
"Hoje, muitas meninas estão nas escolinhas porque a prática do esporte virou "fashion", principalmente porque ajuda a manter a forma", admite Helena Cardim, 24, que há um mês vem aprendendo o esporte.
Outra modalidade esportiva que virou mania entre os cariocas é o kite surf (kite, em inglês, significa pipa). No esporte, uma prancha é movida pela força do vento numa vela presa por cabos e segurada pelo praticante. O kite surf é praticado principalmente na Barra, praia onde há mais vento. Já foi montada até uma escolinha para quem quer aprender o esporte.
Na areia, a nova moda divide as meninas em dois grupos. O primeiro segue uma linha mais masculina e despojada, com bermudas estilo surfista, com comprimento até o joelho, e sandálias alemãs birkenstock (de couro com fivelas), que já têm similares em lojas brasileiras.
O outro é o estilo retrô, com meninas usando biquínis com uma modelagem maior e estampas floridas. Também trocaram a canga pela antiga esteira de praia. A volta do mate no tonel completa o estilo de volta ao passado.
Faixas de cabelo coloridas são unanimidade e podem ser vistas enfeitando as cabeças de quase todas as meninas.
O verão de 2003 já pode ser considerado o mais cheio de eventos dos últimos tempos. Festas e shows na praia são rotineiros nos fins de semana. Eles começam por volta do meio-dia e acabam com o pôr-do-sol, que vem acompanhado de aplausos. Música eletrônica e eletro-samba são os ritmos desses eventos itinerantes.
Quando eles acabam, começam em seguida as lounges e festas em boates, sempre aos domingos. Elas começam cedo, por volta das 18h, e terminam antes da meia-noite. Shows de músicos como Seu Jorge, Pedro Luís e a Parede e Ed Motta têm sido constantes.

Leia mais sobre verão na Folha Online (www.folha.com.br/030191)


Texto Anterior: Aos 68, jornalista Touguinhó morre no Rio de Janeiro
Próximo Texto: Novo acesso ao Cristo fica pronto
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.