São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade recebe hoje sua certidão de nascimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Está prevista para a madrugada de hoje a chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos de 300 cartas de jesuítas escritas de 1553 a 1601, entre as quais as 17 do padre José de Anchieta que são consideradas a certidão de nascimento de São Paulo. Nelas, além de contar sobre a paisagem, os costumes e os nativos, ele anuncia a fundação da cidade.
As cartas ficarão expostas no Museu Anchieta, no Pátio do Colégio, a partir das 10h de domingo, quando se comemora os 450 anos da cidade. Entre elas, a primeira carta de Anchieta, escrita em setembro de 1554 e endereçada a santo Inácio de Loyola, seu superior hierárquico, fala da primeira missa realizada na região.
A chegada das cartas, esperada para as 5h50, é cercada de esquema especial de segurança, uma das exigências do Vaticano: transportadas em veículo especial e acompanhadas por batedores da Polícia Militar, as cartas ficarão guardadas na cripta, em ambiente com temperatura e umidade controlados, e sob vigilância durante 24 horas.
Os documentos fazem parte da exposição "Os Empreendedores: de Anchieta aos Novos Tempos", e a maioria está em latim.


Texto Anterior: SP 450: Evento gratuito tem dentista e teatro na USP
Próximo Texto: Panorâmica - Sapopemba: Juiz indefere pedido de prisão de delegado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.