São Paulo, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

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Férias longe da TV

Oficinas e atividades educativas são opções para ampliar o repertório cultural e social das crianças

Rodrigo Capote/Folha Imagem
Crianças participam de oficina de brinquedos de sucata na Livraria da Vila, na zona oeste de SP

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Como alternativa à TV e ao videogame, escolas, clubes e livrarias da cidade oferecem até o fim do mês uma série de atividades educativas para crianças.
Na reta final das férias, a Folha selecionou uma programação de cursos, oficinas e brincadeiras para os pais que querem proporcionar aos filhos diversão e aprendizagem.
"Essas atividades abrem o horizonte do meu filho. Além de brincar, ele aprende", diz Andrea Cardoso Moraes, mãe de Fernando, 6, que ontem acompanhava o filho na oficina de brinquedos com sucata da Livraria da Vila.
De férias também, ela fica atenta à programação infantil gratuita da cidade e aproveita para levar o filho a teatros, parques e oficinas de artes. Em casa, a TV é controlada. No máximo, três horas por dia.
Segundo a educadora Neide Barbosa Saisi, professora de psicologia da educação da PUC, é fundamental que as crianças tenham atividades fora de casa durante as férias.
"Em casa, elas geralmente ficam presas à TV ou aos jogos eletrônicos e perdem a oportunidade de exercitar o corpo, a cognição, a sociabilidade", diz.
Para ela, enfrentar situações novas e se relacionar com pessoas diferentes, adultos ou crianças, é uma experiência importante nessa fase da vida.
"À medida que cresce, a criança precisa, aos poucos, enfrentar situações novas, para que possa fazer isso sem traumas quando adulta. Vivenciar isso em uma situação prazerosa, como é o caso das férias, ajuda a criança a desenvolver uma atitude positiva em relação ao que é novo", completa.
Sem férias em janeiro, a professora Roseléa Becher optou por matricular sua filha, Talita, 3, em uma colônia de férias da escola. "Prefiro deixá-la brincando a ficar na companhia de adultos, na casa da avó ou da tia, por exemplo. Ela sente falta da companhia de crianças da mesma idade", diz.
Na escola, Talita tem uma programação extensa de brincadeiras e, uma vez por semana, faz um passeio pela cidade. Amanhã, último dia de atividades, ela visita o zoológico.
Os pais que decidirem deixar as crianças em cursos ou colônias de férias devem se informar sobre as atividades oferecidas e o tipo de proposta pedagógica do clube ou da escola.
"É importante conhecer a filosofia do local, saber se a criança vai ficar nas mãos de educadores competentes", orienta Neide Saisi.


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