São Paulo, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporal mata idosa e criança; condomínio alaga em Itapecerica

WILLIAM CARDOSO
DO "AGORA"

O temporal de anteontem causou duas mortes por deslizamento de terra na Grande São Paulo, elevando para 50 o número de mortes no Estado desde o início das chuvas, em dezembro passado. No verão passado, foram 24 mortes.
Em São Bernardo do Campo, uma menina de dez anos foi soterrada no barraco onde morava, na Vila São José. Ela dormia com a família no momento do acidente. Em Itapecerica da Serra, a pensionista Dalva Maria Lima, 71, foi atingida por uma avalanche de lama quando passava roupa.
Três netos de Dalva conseguiram se salvar ao ouvir os gritos da avó para que fugissem.
"Eles [os netos] disseram que ela gritou para que saíssem correndo. Teria até empurrado uma das crianças para fora, mas ela mesma não conseguiu sair", disse a balconista Andréia Teixeira Lima, 33, filha da vítima.
Em Itapecerica, cerca de 60 casas foram inundadas em um condomínio de classe média, próximo ao km 286 da rodovia Régis Bittencourt. Com a chuva da madrugada, o nível do lago Las Brisas subiu cerca de um metro, invadindo as residências rapidamente. Parte dos imóveis permanecia alagada no início da noite de ontem.
A tubulação que passa sob a rodovia drena boa parte dos bairros vizinhos e termina em uma valeta a céu aberto, que transbordou e fez com que a água seguisse para o lago.
Barcos do local acabaram sendo usados para ajudar os moradores ilhados.
A empresária Isabel Santos Coimbra, 54, tem uma creche no local. Ontem, com a água na altura da cintura, contava os prejuízos. "Não deu para livrar os móveis. Acho que devo ter perdido uns R$ 5.000", disse.
Na entrada do condomínio, uma placa diz que o loteamento é embargado. Uma ação cobra a desocupação da área.


Texto Anterior: População enfrenta PM em ato contra cheias
Próximo Texto: Após 60 anos, Maria ainda é o nome mais comum em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.