São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimentos se reúnem para decidir novas ações

DA REPORTAGEM LOCAL

Os movimentos de sem-teto responsáveis pelas séries de ocupações que vêm ocorrendo no país irão se reunir, a partir de amanhã, no Rio de Janeiro, para discutir novas manifestações.
O encontro será organizado pela UNMP (União Nacional por Moradia Popular), no centro de formação da diocese de Nova Iguaçu (RJ), até o dia 25.
"Vamos fazer uma avaliação nacional das ações [promovidas] até agora e decidir novos protestos. Tudo em conjunto, para cada Estado não agir isoladamente", afirma Maria das Graças Xavier, presidente da CMP (Central de Movimentos Populares), que atua em 17 Estados.
Antes mesmo do encontro, porém, as entidades já têm duas ações agendadas, ambas em Brasília: a realização de um protesto no dia 12 de maio e de uma caravana entre os dias 2 e 3 de junho. Segundo Xavier, a expectativa é reunir pelo menos 5.000 pessoas em Brasília. De São Paulo, segundo ela, deverão sair 20 ônibus.
As principais reivindicações das entidades ao governo federal se referem à criação de um fundo e de um conselho nacional de moradia. Há ainda uma pressão para que cada Estado crie seu próprio fundo e conselho de habitação.
Na madrugada de segunda, a UNMP e a CMP promoveram sete tentativas de invasão em São Paulo, aliadas à Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores) e à MNLM (Movimento Nacional de Luta por Moradia). Os prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do Estado, foram os principais alvos.
Até a noite de ontem, manifestantes continuavam acampados no Jardim São Luís (zona sul). Em reunião durante a tarde, decidiram continuar no local até que sejam recebidos por representantes da Secretaria da Habitação e não descartaram possíveis novas invasões nos próximos dias.
As quatro entidades envolvidas se dizem apartidárias, mas são ligadas à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e têm apoio de setores da Igreja Católica.


Texto Anterior: Secretaria irá apurar agressão a fotógrafo
Próximo Texto: Invasão de quartel da PM expõe abandono de patrimônio histórico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.