São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defeito na fabricação pode causar acidente

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA


Embora a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Procon de São Paulo afirmem que as explosões de celulares ocorram apenas com baterias e equipamentos piratas, especialistas dizem que acidentes podem acontecer mesmo com os aparelhos originais.
"Pode acontecer acidente, desde que haja falha de fabricação na bateria. As companhias montam celulares com componentes de diferentes origens. Pode haver, por exemplo, um problema de qualidade em peças da China", diz Vitor Baranauskas, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp.
Para a técnica de defesa do consumidor do Procon Márcia Christina Oliveira, os acidentes ocorrem com baterias falsificadas. "Orientamos a compra de produtos com nota. Assim, se a pessoa comprar, sem saber, um produto pirateado de uma revendedora, vai poder recorrer contra a loja."
A norma da Anatel para certificação de baterias ainda deve demorar até cinco meses para ficar pronta. A agência diz que os fabricantes disseram que as baterias usadas não eram originais, contradizendo os usuários.


Texto Anterior: Outro lado: Motorola diz que vai avaliar causas do incidente
Próximo Texto: Panorâmica - Crime em casa: Consulado diz que Suzane não pediu cidadania
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.