São Paulo, sábado, 21 de abril de 2007

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Empresa vê negligência do controle aéreo

Relatório enviado à Polícia Federal pela dona do jato Legacy é assinado pelos advogados José Carlos Dias e Theo Dias

Documento aponta que acidente que causou a morte de 154 pessoas foi provocado por sucessão de erros dos controladores

DA COLUNISTA DA FOLHA

Segundo o relatório da norte-americana ExcelAire à Polícia Federal, uma "sucessão de erros do controle aéreo constitui a causa direta do acidente" entre o jato Legacy de sua propriedade e o Boeing da Gol. A palavra "negligência" é usada em pelo menos quatro intertítulos sobre o controle aéreo.
"Esse acidente foi causado por sérias falhas do sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro", diz na página 59, enumerando seis dessas falhas, depois que a torre de controle de São José dos Campos (SP) autorizou o jato a voar na altitude de 37 mil pés até Manaus, quando deveria ter baixado para 36 mil a partir de Brasília.
O relatório, assinado pelos advogados brasileiros José Carlos Dias e Theo Dias, diz que o sistema de controle foi "negligente" e errou por não determinar a mudança de altitude quando o jato se aproximou e passou por Brasília e por não ter tomado as medidas necessárias a partir desse erro.
Citando normas de aviação internacionais, os advogados disseram que os pilotos Joe Lepore e Jan Paladino só poderiam ter alterado o nível de vôo nesse ponto se houvesse uma determinação do Cindacta-1. Sem ela, o jato ficou em rota de colisão com o Boeing.
Os advogados também questionam o Cindacta-1 por não ter notificado o Legacy de que o transponder havia parado de enviar dados para o radar nem ter aumentado as distâncias de segurança na vertical e na horizontal, um procedimento obrigatório nesses casos.
Dizem ainda que o controle desperdiçou a chance de confirmar a altitude exata em que o Legacy voava, durante o período em que o transponder ainda funcionava, contentando-se com informações imprecisas.
Outra acusação é que, diante das incertezas e da falta de comunicação com o Legacy, o sistema de controle de tráfego aéreo deveria ter feito o básico: avisar aos outros aviões em níveis semelhantes e orientá-los a assumir outras altitudes.
(ELIANE CANTANHÊDE)


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