São Paulo, terça, 21 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos registra caso tipo 2 não importado

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

O prefeito de Santos, Beto Mansur (PPB), e o secretário municipal de Higiene e Saúde, Odílio Rodrigues Filho, pedirão amanhã ao ministro da Saúde, José Serra, durante audiência em Brasília, mais verbas para o combate à dengue na cidade.
O objetivo é evitar o agravamento da doença na cidade, que no último fim-de-semana registrou o segundo caso de dengue do tipo 2 -primeiro de origem autóctone (contraído na própria cidade).
Segundo a assessoria da prefeitura, desde o ano passado Santos recebeu do Ministério da Saúde R$ 1 milhão para aplicar no combate à dengue.
O aparecimento de doentes com o vírus do tipo 2 torna maior a possibilidade do surgimento de casos de dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
Pessoas que já tiveram dengue estão sujeitas à dengue hemorrágica, se contraírem a doença pela segunda vez, mas de um sorotipo diferente. Quando o paciente contrai dengue, ele fica imune ao sorotipo de que foi vítima.
Somente este ano, a cidade de Santos já contabiliza 266 casos confirmados da doença (264 do tipo 1 e dois do tipo 2).

Os pacientes

O primeiro paciente a contrair dengue do tipo 2, constatada no último dia 8, foi uma mulher, moradora no bairro do Embaré (região da orla) e contaminada em Belém (PA).
O segundo caso, divulgado no último final de semana, também é uma mulher, que já passa bem e não apresenta mais sintomas da doença, segundo a Sehig (Secretaria Municipal de Higiene e Saúde).
Ontem, funcionários da secretaria percorreram as ruas próximas à casa (no bairro do Boqueirão) e ao local de trabalho (bairro Aparecida) da paciente para reforçar a aplicação de larvicida e a eliminação de criadouros de mosquitos da espécie Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.
Dois parentes da doente apresentaram sintomas semelhantes aos da dengue e foram submetidos a exames, cujos resultados ainda não são conhecidos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.